A Epson surgiu da magnificência da natureza ao longo das margens do Lago Suwa.

Nossa conexão com esse ecossistema impulsiona nossos negócios. As tecnologias que fomentam o desenvolvimento de novos produtos inovadores devem contribuir para um ambiente próspero.

Nossa filosofia é baseada em tecnologias exclusivas, eficientes, compactas e de precisão. Esse é o nosso DNA. Nossa história de criatividade e desafios se originou na montagem de componentes de relógios, progredindo para o desenvolvimento de tecnologias responsáveis por muitos produtos pioneiros no mundo.

De impressoras e projetores a robôs e wearables, nossas criações melhoram a vida em todo o mundo. Em 2022, nós da Epson comemoramos nosso 80º aniversário. Nosso compromisso é continuar a servir a sociedade e o planeta, criando um futuro sustentável que enriquece a vida das pessoas em todos os lugares.

Yasunori Ogawa

Presidente e CEO

Seiko Epson Corporation

A Seiko Epson Corporation comemora seu 80º aniversário em 2022. Gostaríamos de expressar sincera gratidão aos nossos muitos clientes e partes interessadas.

Localizada próximo a margem do Lago Suwa, a Epson começou sua trajetória como fabricante de peças para relógios. O fundador da empresa prometeu nunca poluir o Lago Suwa, e continuamos a honrar sua promessa até hoje.

Nós da Epson sempre exercitamos a criatividade e nos desafiamos a fornecer produtos e serviços que superem as expectativas de nossos clientes em todo o mundo, aproveitando as tecnologias eficientes, compactas e de precisão que desenvolvemos e aperfeiçoamos desde a fundação da empresa em 1942.

Em março de 2021, atualizamos nossa visão corporativa, Epson 25, e agora estamos operando sob o Epson 25 Renewed, que define como objetivo "alcançar a sustentabilidade e fortalecer as comunidades". No passado, procurávamos usar nossas sólidas tecnologias para criar produtos inovadores. No futuro, também procuraremos usar nossas tecnologias para resolver problemas sociais, focando particularmente na superação dos desafios ambientais globais.

Acreditamos que nosso propósito como empresa é contribuir para a sociedade e para o bem-estar dos colaboradores. Também acreditamos ambos são inseparáveis. Cuidar de nossos funcionários e contribuir com a sociedade gerará confiança e orgulho internamente, o que nos impulsionará para contribuir ainda mais com a sociedade.

Continuaremos a trabalhar em conjunto com nossos diversos stakeholders para resolver questões sociais, alcançar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida em todo o mundo.

A Jornada Epson

Capítulo 3 - Tempo mais preciso

Fizemos com que o mundo tivesse um tempo muito preciso.

Era 1959, quando nosso projeto mais importante começou. O Projeto 59A redefiniria a relojoaria, de relógios mecânicos a novas tecnologias. O objetivo: criar a próxima geração de relógios de alta precisão que mudaria as competições esportivas e levaria ao primeiro relógio de quartzo do mundo. Tudo isso também nos levou à nossa tecnologia compactada, eficiente e de precisão. Mentalidade que ainda hoje conservamos.

Tudo começou com um sonho de mudar o mundo. Concorríamos na competição internacional de fabricação de relógios organizada na Suíça, o ápice da relojoaria mecânica. Nossa primeira tentativa na divisão de relógios de pulso foi um fracasso, mas isso nos impulsionou a seguir em frente. Posteriormente, graças ao esforço incansável de nossos funcionários, conseguimos obter versões mais precisas e ganhamos alguns dos maiores prêmios do mundo.

Para nós, não se trata apenas de prêmios. O que está em jogo é oferecer o tempo preciso para as pessoas ao redor do mundo. Dessa forma, conseguimos que nossa tecnologia de quartzo, fruto de nossa busca por tecnologias compactas, eficientes e precisas, estivesse disponível para o mundo. Atualmente, essa tecnologia patenteada abrange todo o globo. Entendemos que o tempo não pertence a ninguém; todos temos direito a ele. Passaram-se muitos anos desde então, mas nossa busca por tecnologias compactas, eficientes e precisas continua.

Artigo

Relojoaria completa. O desafio de se tornar o melhor exige precisão. Como resposta a este esforço, foram utilizadas tecnologias eficientes, compactas e precisas.

O pensamento por trás de tecnologias eficientes, compactas e de precisão.

A mentalidade da empresa sempre foi a de criar e produzir os produtos com tecnologia que economize energia, tempo, esforço e espaço.

Em meados do século 20, os relógios necessitavam de mais energia, eram maiores e menos precisos que atualmente. O objetivo era torná-los menores, mais precisos e mais eficientes.

Como resultado, os relógios Seiko oferecem praticidade e tornam a vida mais colorida. Os colaboradores da Epson se dedicam para dominar tecnologias de eficiência, compactas e de precisão, trazendo estas características à produtos e ao mundo.

Com a fusão da Daiwa Kogyo e da fábrica de Suwa da Daini Seikosha em 1959, a Daiwa Kogyo e a Suwa Seikosha começaram a produzir relógios de pulso em grande escala. Em 1959, graças a engenheiros de renome, a empresa desenvolveu o primeiro relógio de pulso originalmente projetado no Japão, o Marvel. Os japoneses o consideraram um feito surpreendente por sua precisão e qualidade, Marvel dominou os cinco primeiros lugares na Comissão de Teste de Comparação de Qualidade do Ministério do Comércio Internacional e Indústria do Japão para a Avaliação de Relógios de pulso domésticos.

Em 1958, a empresa já dominava os primeiros nove lugares na Comissão de Testes de Comparação de Qualidade para a Avaliação de Relógios Internacionais. Mas nunca contente com o statu quo, a Seiko Epson procurou se tornar a primeira no mundo.

O projeto 59A e o nascimento do primeiro relógio de pulso de quartzo do mundo.

Este evento marcou o início de tecnologias eficientes, compactas e de precisão. O Projeto 59A (sua denominação interna) se transformaria no relógio que mudaria a fabricação de relógios.

O nome se refere ao ano de 1959, e "A" indica a importância do projeto. O projeto começou com o lançamento de três propostas: um relógio com diapasão eletrônica, uma área onde outra empresa já tinha o chumbo, um relógio com roda de balanceamento elétrica e um timer de quartzo, que tinha aproximadamente o tamanho de um armário na época.

As primeiras duas propostas tinham fraquezas críticas, assim, os esforços foram direcionados para o temporizador de quartzo, o que alteraria o curso da horologia. No entanto, os primeiros relógios de quartzo que desenvolvemos ainda eram do tamanho de relógios de mesa, mas a empresa começava a participar do Concurso de Cronômetros Neuchâtel na Suíça, o qual determina a referência para relógios. Ao mesmo tempo que se esforçávamos continuamente para reduzir o tamanho e melhorar a precisão, a companhia deu início à premiação para as categorias de cronômetro marítimo e de bordo, apresentando ao mundo um novo padrão de qualidade. Na competição do cronômetro do Observatório, a empresa diminuiu o tamanho e a eficiência energética por meio de algumas aplicações práticas, por exemplo, a equipe de observação da Antártida e o trem-bala Shinkansen. Por volta de 1969, dez anos após o projeto 59A, a Seiko introduziu o primeiro relógio de pulso de quartzo do mundo, o Seiko Quartz Astron 35SQ.

Automação e expansão de fabricação, levando a uma produção em massa em escala global.

Focando na fabricação momentaneamente, a Seiko Epson aperfeiçoou o design, a divisão de trabalho ("Belt-Line") e automatizou a divisão de montagem em meados da década de 1960, uma vez que a alta precisão requer alta coordenação. A origem de nossas soluções de fabricação atuais - ou robótica - é uma tecnologia automatizada. Em 1983, a empresa iniciou as vendas externas dos robôs de montagem de precisão, e em 2009, o trabalho se expandiu. Posteriormente vieram os robôs compactos de 6 eixos, que oferecem ótimo desempenho para a montagem de pequenas partes com extrema precisão.

À medida que a automatização evoluiu na relojoaria, a Seiko Epson tornou-se líder mundial na produção de relógios de pulso.

A tecnologia existe para servir a todos, não apenas um grupo

A empresa não somente continuou desenvolvendo tecnologia de relógio de quartzo, mas também perseguiu os avanços em precisão em relógios mecânicos, rivalizando com alguns grandes nomes na Competição Neuchâtel Chronometer. No ano de 1964, a Seiko concorreu com seu primeiro relógio mecânico, classificando-se muito mal no 144º lugar.

Contudo, aquele mau resultado inspirou melhorias, e em 1968 na Competição de Cronômetros do Observatório de Genebra, a Seiko dominou as primeiras posições na categoria de relógios de pulso mecânicos. Esse esforço confirmou nossa tecnologia de precisão. Entre as vencedoras estava Kyoko Nakayama, a primeira mulher a deter o título de Mestre Artesã Contemporânea e a primeira mulher na extensa trajetória desta competição a participar e ganhar o prêmio de reguladora.

Competições de alta precisão são como as corridas de Fórmula 1 e se distinguem dos produtos comerciais. Para disponibilizar produtos de melhor qualidade a mais pessoas, a tecnologia e as competências utilizadas para o desenvolvimento de relógios ganharam força com a marca Gran Seiko.

A tecnologia não foi reservada para desenvolver relógios compactos, eficientes e precisos para alguns poucos. Em vez disso, disponibilizamos a tecnologia para que todos pudessem desfrutar de relógios de qualidade mundial e precisos. O resultado foi relógios de pulso de quartzo, uma tecnologia desenvolvida no Japão, espalhada pelo mundo, colocando um tempo preciso nos pulsos da população mundial.

Atualmente, a Seiko Epson se mantém constante na convicção de que a tecnologia por si só não resolve problemas; a mentalidade dos colaboradores, sim.

Tecnologias Compactas, eficazes e de precisão reduzem os impactos no meio ambiente, e esta visão corporativa se expandiu para oferecer confiança e esperanças não somente aos colaboradores, como também às comunidades em todo o mundo.