A Epson surgiu da magnificência da natureza ao longo das margens do Lago Suwa.

Nossa conexão com esse ecossistema impulsiona nossos negócios. As tecnologias que fomentam o desenvolvimento de novos produtos inovadores devem contribuir para um ambiente próspero.

Nossa filosofia é baseada em tecnologias exclusivas, eficientes, compactas e de precisão. Esse é o nosso DNA. Nossa história de criatividade e desafios se originou na montagem de componentes de relógios, progredindo para o desenvolvimento de tecnologias responsáveis por muitos produtos pioneiros no mundo.

De impressoras e projetores a robôs e wearables, nossas criações melhoram a vida em todo o mundo. Em 2022, nós da Epson comemoramos nosso 80º aniversário. Nosso compromisso é continuar a servir a sociedade e o planeta, criando um futuro sustentável que enriquece a vida das pessoas em todos os lugares.

Yasunori Ogawa

Presidente e CEO

Seiko Epson Corporation

A Seiko Epson Corporation comemora seu 80º aniversário em 2022. Gostaríamos de expressar sincera gratidão aos nossos muitos clientes e partes interessadas.

Localizada próximo a margem do Lago Suwa, a Epson começou sua trajetória como fabricante de peças para relógios. O fundador da empresa prometeu nunca poluir o Lago Suwa, e continuamos a honrar sua promessa até hoje.

Nós da Epson sempre exercitamos a criatividade e nos desafiamos a fornecer produtos e serviços que superem as expectativas de nossos clientes em todo o mundo, aproveitando as tecnologias eficientes, compactas e de precisão que desenvolvemos e aperfeiçoamos desde a fundação da empresa em 1942.

Em março de 2021, atualizamos nossa visão corporativa, Epson 25, e agora estamos operando sob o Epson 25 Renewed, que define como objetivo "alcançar a sustentabilidade e fortalecer as comunidades". No passado, procurávamos usar nossas sólidas tecnologias para criar produtos inovadores. No futuro, também procuraremos usar nossas tecnologias para resolver problemas sociais, focando particularmente na superação dos desafios ambientais globais.

Acreditamos que nosso propósito como empresa é contribuir para a sociedade e para o bem-estar dos colaboradores. Também acreditamos ambos são inseparáveis. Cuidar de nossos funcionários e contribuir com a sociedade gerará confiança e orgulho internamente, o que nos impulsionará para contribuir ainda mais com a sociedade.

Continuaremos a trabalhar em conjunto com nossos diversos stakeholders para resolver questões sociais, alcançar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida em todo o mundo.

A Jornada Epson

Artigo

Inovações que vislumbram o futuro: Tecnologia de Fibra Seca

Focando nas questões de papel impresso: duas perspectivas que levam a um avanço no desenvolvimento

Era 2010 quando o então presidente e diretor representativo Minoru Usui disse à equipe de desenvolvimento técnico que faria uma pergunta. Ele lhes disse que deve haver algo que uma empresa gráfica líder como nós possa fazer a respeito.

Isso levou Kazuhiro Ichikawa, então líder da equipe de desenvolvimento de tecnologia, a começar a visitar escritórios governamentais, escritórios corporativos e instituições financeiras para observar como o papel impresso estava sendo usado e descartado.

Ele descobriu que a maior parte do material impresso continha informações confidenciais e que seu descarte era terceirizado a um contratante externo, incorrendo em custos. Os clientes não estavam satisfeitos com a situação. Ao mesmo tempo, ele visitou fábricas de papel e centros de testes industriais para conduzir pesquisas de vários ângulos, desde a fabricação de papel até a reciclagem. Ele aprendeu que grandes quantidades de água são necessárias para reciclar papel, evitando o risco de poluição da água, e que o tratamento de águas residuais é caro. Olhando para fora do Japão, ele aprendeu que nem todas as regiões têm recursos hídricos abundantes, acrescentando mais desafios na reciclagem de papel.

Descobrimos uma oportunidade de desenvolvimento que se concentrava em fechar o ciclo de recursos e proteger informações confidenciais.

Um novo desafio: Reciclagem de papel em um processo praticamente livre de água

Uma vez identificado o desafio, a equipe de desenvolvimento tecnológico se concentrou em como construir um método de reciclagem que praticamente não utiliza água e produz papel de alta qualidade.

No entanto, era um objetivo desafiador a ser alcançado. Quando trituraram o papel de forma muito fina, as fibras de papel foram cortadas e não foi possível fazer papel de alta qualidade. O julgamento e o erro continuaram. Mesmo depois de mais de 100 experiências diferentes, como raspar papel com argamassas e moê-los com misturadores, nenhuma solução pôde ser encontrada.

O avanço veio quando Ichikawa arrancou um pedaço de washi, papel tradicional japonês, com seus dedos, e notou que as fibras ao longo das bordas rasgadas estavam soltas e podiam ser arrancadas. Ele pensou que talvez fosse melhor separar essas fibras soltando-as e desembaraçando-as ao invés de através de um processo de corte, fricção ou esmagamento.

Esta ideia levou ao desenvolvimento da Tecnologia de Fibra Seca da Epson, que apresenta uma combinação de processos nos quais o papel usado é desfibrado (destruindo assim com segurança todas as informações impressas em uma página) e o novo papel é produzido a partir dessas fibras. Para verificar se esta tecnologia seria realmente aceita pelo mercado, a Epson demonstrou o PaperLab, o primeiro sistema de fabricação de papel de escritório de processo seco (Nota2) da Epson que pode produzir papel novo a partir de papel usado usando praticamente nenhuma água (Nota1) na Eco-Produtos 2015, a Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Energia. O PaperLab se tornou um grande sucesso junto ao público.

Abrindo possibilidades de upcycling com a Tecnologia de Fibra Seca

“Dry Fiber Technology” não apenas desfibrar, ligar e moldar papel conforme necessário para uma determinada aplicação, mas também permitir o processamento e tratamento que antes eram impossíveis, reduzindo o desperdício e aproveitando as novas propriedades do material.

O PaperLab levou à criação de mais do que papel reciclado; também criou um novo valor. “Dry Fiber Technology” fornece uma solução de upcycling ao invés de uma solução de reciclagem. É precisamente o tipo de contribuição social que a Epson sempre quis fazer.

Até agora, a reciclagem tem sido frequentemente vista como algo que retorna algo de menor valor, já que não há muitas tecnologias de reciclagem capazes de gerar novo valor.

Contudo, a Epson espera expandir a cultura do upcycling como uma forma de criar novo valor. Usando “Dry Fiber Technology” para dar valor ao que costumava ser descartado como resíduo, reduziremos o impacto ambiental da fabricação.

O que podemos fazer para o futuro? Alcançar a sustentabilidade e enriquecer as comunidades

Epson está atualmente trabalhando com parceiros que pensam da mesma forma para desenvolver “Dry Fiber Technology” aplicações de upcycling para uma variedade de materiais além do papel. Também estamos trabalhando em formas de usar “Dry Fiber Technology” para produzir novos materiais para substituir materiais à base de petróleo, como plásticos.

A Epson continuará a desenvolver tecnologias, produtos e soluções que sejam sustentáveis e que enriqueçam as comunidades.

  • Nota1: Uma pequena quantidade de água é usada para manter a umidade dentro do sistema.
  • Nota 2: Entre todos os sistemas de fabricação de papel de escritório de processo seco. Fonte: Pesquisa da Epson realizada em novembro de 2016