O que devo fazer para melhorar a qualidade da imagem digitalizada com o Epson Scan?

  • Consulte as soluções abaixo para o seu tipo de problema.

    A imagem consiste apenas de alguns pontos

    Se a sua imagem digitalizada consistir apenas de alguns pontos, tente estas soluções:

    • Certifique-se de que você colocou o original para a digitalização virado para o lado correto.
    • Se estiver digitalizando usando a configuração Preto & Branco do Epson Scan, ajuste a definição de Limiar e digitalize novamente.

    Uma linha pontilhada aparece em todas as imagens digitalizadas

    Se uma linha pontilhada aparecer em todas as suas imagens digitalizadas, limpe o vidro com um pano macio, seco e sem fiapos ou use uma pequena quantidade de limpador de vidro no pano, se necessário. Toalhas de papel não são recomendadas.

    Cuidado:
    Não borrife o limpador de vidro diretamente sobre o vidro do scanner.

    As linhas retas em uma imagem aparecem tortas

    Se as linhas retas em um original aparecem tortas na imagem digitalizada, certifique-se de colocar o original reto quando digitalizá-lo.

    A imagem está distorcida ou borrada

    Se uma imagem digitalizada aparecer distorcida ou borrada, tente estas soluções:

    • Verifique se o seu original não está enrugado ou deformado. Isso pode impedir que o original fique plano no vidro do scanner.
    • Não mova o original ou o seu produto durante a digitalização.
    • O produto não funcionará corretamente se estiver inclinado. Coloque-o sobre uma superfície plana e estável, que se estenda além da base do produto em todas as direções.
    • Ajuste estas configurações do Epson Scan (se disponíveis) e tente digitalizar outra vez:
      • Selecione a configuração Máscara de nitidez.
      • Ajuste a definição de Exposição Automática.
      • Aumente a configuração de Resolução.

    As cores da imagem são desiguais nas bordas

    Se você estiver digitalizando um original espesso ou torto, cubra as margens com papel para bloquear a luz externa quando digitalizá-lo.

    A imagem está muito escura

    Se a sua imagem digitalizada estiver muito escura, tente estas soluções:

    • Ajuste estas configurações do Epson Scan (se disponíveis) e tente digitalizar outra vez:
      • Exposição Automática
      • Brilho
      • Ajuste de Histograma
    • Verifique as configurações de brilho e contraste do monitor do computador.

    O verso da imagem original aparece na imagem digitalizada

    Se uma imagem no verso de um original mais fino aparecer na imagem digitalizada, coloque um papel preto na parte traseira do original e digitalize-o novamente.

    Ondulações aparecem na imagem

    Você pode ver uma ondulação (chamada padrão moiré) em imagens digitalizadas de documentos impressos. Isso é causado pela interferência de tons diferentes na tela do scanner e na tela de meio-tom do original. Para reduzir esse efeito, ajuste estas configurações do Epson Scan (se disponíveis) e tente digitalizar outra vez:

    • Selecione a configuração Sem ondulação.
    • Selecione uma configuração de Resolução mais baixa.

    A imagem é digitalizada de cabeça para baixo

    O seu produto digitaliza usando a configuração Direção automática da fotografia. Esta configuração controla a visualização da imagem para rostos, céu e outros recursos e, em seguida, corretamente gira a foto quando ela é digitalizada, se necessário. Se sua foto não estiver sendo orientada corretamente com esta opção, desmarque a opção Direção automática da fotografia e digitalize novamente.

    Observação: A opção Direção automática da fotografia não funcionará quando digitalizar jornais, revistas, documentos, ilustrações ou arte em preto e branco, ou imagens com qualquer lado menor do que 5,1 cm.

    As cores da imagem digitalizada não correspondem às cores originais

    As cores impressas nunca poderão corresponder exatamente às cores no monitor do computador porque impressoras e monitores utilizam sistemas de cor diferentes: os monitores usam RGB (vermelho, verde e azul) e impressoras normalmente utilizam CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto).

    Verifique a correspondência de cores e a capacidade de gerenciamento de cores do computador, adaptador de vídeo e do software que você está usando para ver se eles estão afetando a paleta de cores que você vê na tela.

    Para ajustar as cores da sua imagem digitalizada, ajuste estas configurações do Epson Scan (se disponível) e tente digitalizar novamente:

    • Altere a definição de Tipo de Imagem e experimente com diferentes combinações das configurações a seguir.
    • Ajuste a configuração de Correção de Tom.
    • Ajuste a definição de Exposição Automática.

    A área de digitalização não é ajustável em pré-visualização em miniatura

    Se você não conseguir ajustar a área de digitalização enquanto visualizar em miniatura no Epson Scan, tente estas soluções:

    • Crie uma área de digitalização desenhando uma moldura na imagem pré-visualizada e ajuste-a conforme necessário.
    • Mude para o modo de pré-visualização Normal, se disponível, e pré-visualize a imagem novamente.

    As bordas da imagem digitalizada são cortadas

    Se as bordas de uma imagem digitalizada estiverem cortadas, verifique se o original foi colocado corretamente para a digitalização. Se necessário, mova o original para um pouco mais longe das bordas do vidro do scanner.

Publicado:  7/jan/2016