Tenho problemas para enviar ou receber fax. O que devo fazer?
-
Se você não conseguir enviar ou receber faxes, tente estas soluções:
- Se um código de erro aparecer no painel de controle, tente as soluções sugeridas na lista de códigos de erro.
- Se for enviar um fax de um computador, use o utilitário Epson FAX Utility para enviar o fax.
- Certifique-se de que o aparelho de fax do recipiente está ligado e funcionando.
- Certifique-se de que o papel está carregado corretamente no produto.
- Certifique-se de configurar a informação de cabeçalho e de não ter bloqueado a identificação de chamadas. Caso contrário, os seus faxes podem ser rejeitados pela máquina de fax do recipiente.
- Se ativou a restrição de usuário, pode ser que tenha que digitar um nome de usuário e senha. Entre em contato com o seu administrador para obter ajuda.
- Se não conectou um telefone ao seu produto, configure o Modo de recepção como Auto para que possa receber faxes automaticamente.
- Cheque se o cabo conectando à tomada de telefone e à porta LINE do seu produto está seguro.
- Imprima um relatório de conexão de fax usando o painel de controle do seu produto ou software de fax para ajudar a diagnosticar o problema.
- Conecte um telefone à tomada de parede para verificar que a tomada funciona.
- Cheque a opção de Tipo de linha e a configure como PBX. Se o seu sistema telefônico requerer um código de acesso externo para alcançar uma linha externa, registre o código no produto e adicione o símbolo # na frente do número de telefone quando discar.
- Se você conectou o seu produto a uma linha DSL de telefone, você precisa conectar um filtro de DSL à tomada de telefone para permitir o envio de fax através da linha. Entre em contato com o seu provedor de DSL para obter o filtro necessário.
- Se estiver conectado a uma linha de telefone DSL, conecte o produto diretamente na tomada de telefone na parede e envie um fax. Se funcionar, o problema pode estar sendo causado pelo filtro de DSL. Entre em contato com o seu fornecedor de DSL.
- Se a sua linha de telefone tiver estática, desative a definição de correção de modo de comunicação do fax do seu produto e tente enviar o fax novamente.
- Tente diminuir a configuração de velocidade do fax.
- Certifique-se de que o modo de correção de erro (ECM) está ativado se estiver tentando enviar ou receber um fax colorido.
- Se a sua linha de telefone usar a função de chamada em espera e você tiver problemas para receber faxes, desative a chamada em espera para evitar interrupções ao fax sendo recebido.
- Se você se inscreveu em um serviço de reencaminhamento de chamadas, o produto pode não conseguir receber faxes. Entre em contato com o seu fornecedor do serviço para obter ajuda.
- Cheque a sua caixa de entrada e delete faxes depois de os ler ou imprimir. Se a caixa de entrada estiver cheia, o produto não pode receber faxes.
- Quando enviar faxes usando a função de subdiretório, pergunte ao recipiente se a sua máquina de fax pode receber faxes usando essa função. Verifique se os subdiretórios e senha estão corretos e se eles correspondem, ao subdiretório e senha do destinatário. Também verifique o seguinte ao receber faxes.
- Quando receber faxes usando a função de subdiretório, certifique-se de que as configurações de rejeição de fax não estejam rejeitando o fax.
- Você não conseguir enviar faxes em um horário específico, certifique-se de que a data e hora estão configuradas corretamente no produto.
- Se estiver recebendo faxes usando o utilitário Epson FAX Utility, certifique-se de que o seu produto tenha sido registrado como um produto de fax no sistema operacional:
Windows: Certifique-se de que o produto aparece em Dispositivos e Impressoras, Impressora ou Impressoras e outro hardware. Se o produto não aparecer, desinstale e reinstale o utilitário Epson FAX Utility.
Mac: Selecione Preferências do Sistema > Impressoras e scanners (ou Impressão e Escaneamento ou Impressão e Fax) e certifique-se de que o seu produto apareça. Se o seu produto não aparecer, clique em + e adicione o seu produto. Se o produto não aparecer, clique duas vezes nele e certifique-se de que não esteja pausado.
Observação: Se o seu produto estiver conectado a uma linha de telefone VoIP (Voice over Internet Protocol), lembre-se de que aparelhos de fax são projetados para funcionar em linhas análogas. A Epson não pode garantir que a transmissão de fax funcionará quando usar VoIP.
Se a sua linha de telefone tiver serviço de caixa postal, ligações ou faxes podem ser inadvertidamente recebidos pela sua caixa postal.
Tarefas relacionadas
Conexão de um telefone ou secretária eletrônica
Uso do assistente de configuração de fax
Seleção do tipo de linha
Seleção das configurações avançadas de fax
Recepção automática de fax
Impressão de relatórios de fax
Informações relacionadas
Como colocar papel