Tenho problemas para enviar ou receber fax. O que devo fazer?
-
Se você não conseguir enviar ou receber faxes, tente estas soluções:
- Se um código de erro aparecer no painel de controle, tente as soluções sugeridas na lista de códigos de erro.
- Use Verificar ligação de fax no painel de controle para fazer a verificação automática da conexão de fax. Tente as soluções sugeridas no relatório.
- Se for enviar um fax de um computador, use o utilitário Epson FAX Utility para enviar o fax.
- Certifique-se de que o aparelho de fax do recipiente está ligado e funcionando.
- Certifique-se de que o papel está carregado corretamente no produto.
- Certifique-se de configurar a informação de cabeçalho e de não ter bloqueado a identificação de chamadas. Caso contrário, os seus faxes podem ser rejeitados pela máquina de fax do recipiente.
- Cheque se o cabo conectando à tomada de telefone e à porta LINE do seu produto está seguro.
- Imprima um relatório de conexão de fax usando o painel de controle do seu produto ou software de fax para ajudar a diagnosticar o problema.
- Conecte um telefone à tomada de parede para verificar que a tomada funciona.
- Cheque a opção de Tipo de linha e a configure como PBX. Se o seu sistema telefônico requerer um código de acesso externo para alcançar uma linha externa, registre o código no produto e adicione o símbolo # na frente do número de telefone quando discar.
- Se você conectou o seu produto a uma linha DSL de telefone, você precisa conectar um filtro de DSL à tomada de telefone para permitir o envio de fax através da linha. Entre em contato com o seu provedor de DSL para obter o filtro necessário.
- Se estiver conectado a uma linha de telefone DSL, conecte o produto diretamente na tomada de telefone na parede e envie um fax. Se funcionar, o problema pode estar sendo causado pelo filtro de DSL. Entre em contato com o seu fornecedor de DSL.
- Certifique-se de que tenha instalado o driver de FAX para o seu produto e que ele não esteja pausado.
- Se um erro de comunicação ocorrer, mude a configuração Veloc. Fax para Lento (9,600bps) no painel de controle.
- Certifique-se de que o modo de correção de erro (ECM) está ativado se estiver tentando enviar um fax colorido.
- Se a sua linha de telefone usar a função de chamada em espera e você tiver problemas para receber faxes, desative a chamada em espera para evitar interrupções ao fax sendo recebido.
- Se você se inscreveu em um serviço de reencaminhamento de chamadas, o produto pode não conseguir receber faxes. Entre em contato com o seu fornecedor do serviço para obter ajuda.
- Se a máquina de fax do destinatário não atender a sua ligação dentro de 50 segundos depois do produto terminar de discar, adicione pausas depois do número de fax para enviar o fax.
- Cheque a sua caixa de entrada e delete faxes depois de os ler ou imprimir. Se a caixa de entrada estiver cheia, o produto não pode receber faxes.
- Veja se o número de fax do remetente está registrado em Rejeição da lista núm.
- Se você ativou as opções de Fax de Rejeição, verifique se o remetente está bloqueado, se não configurou a informação de cabeçalho ou se não está registrado na sua lista de contatos, conforme necessário.
- Você não conseguir enviar faxes em um horário específico, certifique-se de que a data e hora estão configuradas corretamente no produto.
- Se você não conectou um telefone à impressora, configure a opção Modo de recepção como Auto no painel de controle.
- Se estiver recebendo faxes usando o utilitário Epson FAX Utility, certifique-se de que o seu produto tenha sido registrado como um produto de fax no sistema operacional:
Windows: Certifique-se de que o produto aparece em Dispositivos e Impressoras, Impressora ou Impressoras e outro hardware. Se o produto não aparecer, desinstale e reinstale o utilitário Epson FAX Utility.
Mac: Selecione Preferências do Sistema > Impressoras e scanners (ou Impressão e Escaneamento ou Impressão e Fax) e certifique-se de que o seu produto apareça. Se o seu produto não aparecer, clique em + e adicione o seu produto. Se o produto não aparecer, clique duas vezes nele e certifique-se de que não esteja pausado.
Observação: Se o seu produto estiver conectado a uma linha de telefone VoIP (Voice over Internet Protocol), lembre-se de que aparelhos de fax são projetados para funcionar em linhas análogas. A Epson não pode garantir que a transmissão de fax funcionará quando usar VoIP.
Se a sua linha de telefone tiver serviço de caixa postal, ligações ou faxes podem ser inadvertidamente recebidos pela sua caixa postal.
Tarefas relacionadas
Configuração do utilitário de fax - Windows
Configuração das funções de fax usando o utilitário de fax - Mac
Verificação do estado do fax
Impressão de relatórios de fax
Seleção da data e hora
Informações relacionadas
Configuração das funções de fax