Tenho problemas para enviar ou receber fax. O que devo fazer?

  • Se você não conseguir enviar ou receber faxes, tente estas soluções:

    • Use Verificar ligação de fax no painel de controle (Definições > Definições gerais > Definições de fax > Verificar ligação de fax) para fazer uma verificação automática da conexão de fax. Tente as soluções sugeridas no relatório.
    • Se for enviar um fax de um computador, use o utilitário Epson FAX Utility para enviar o fax.
    • Certifique-se de que o aparelho de fax do recipiente está ligado e funcionando.
    • Certifique-se de que o papel está carregado corretamente no produto.
    • Certifique-se de configurar a informação de cabeçalho e de não ter bloqueado a identificação de chamadas. Caso contrário, os seus faxes podem ser rejeitados pela máquina de fax do recipiente.
    • Se ativou a restrição de usuário, pode ser que tenha que digitar um nome de usuário e senha. Entre em contato com o seu administrador para obter ajuda.
    • Se não conectou um telefone ao seu produto, configure o Modo de recepção como Auto para que possa receber faxes automaticamente.
    • Cheque se o cabo conectando à tomada de telefone e à porta LINE do seu produto está seguro.
    • Imprima um relatório de conexão de fax usando o painel de controle do seu produto ou software de fax para ajudar a diagnosticar o problema.
    • Conecte um telefone à tomada de parede para verificar que a tomada funciona.
    • Se não houver sinal de discagem e você conectou o produto a uma linha de telefone PBX (Private Branch Exchange) ou a um adaptador de terminal, modifique a configuração de Tipo de linha para PBX. Se você ainda assim não conseguir enviar um fax, desative a configuração de detecção de tom de discagem do produto. (Desativar a configuração de detecção de tom de discagem pode fazer com que o produto apague o primeiro dígito de um número de fax.)
    • Se você conectou o seu produto a uma linha DSL de telefone, você precisa conectar um filtro de DSL à tomada de telefone para permitir o envio de fax através da linha. Entre em contato com o seu provedor de DSL para obter o filtro necessário.
    • Se estiver conectado a uma linha de telefone DSL, conecte o produto diretamente na tomada de telefone na parede e envie um fax. Se funcionar, o problema pode estar sendo causado pelo filtro de DSL. Entre em contato com o seu fornecedor de DSL.
    • Se a sua linha de telefone tiver estática, desative a definição de correção de modo de comunicação do fax do seu produto e tente enviar o fax novamente.
    • Tente diminuir a configuração de velocidade do fax.
    • Se um erro de comunicação ocorrer, mude a configuração Veloc. Fax para Lento (9,600bps) no painel de controle.
    • Certifique-se de que o modo de correção de erro (ECM) está ativado se estiver tentando enviar ou receber um fax colorido.
    • Se a sua linha de telefone usar a função de chamada em espera e você tiver problemas para receber faxes, desative a chamada em espera para evitar interrupções ao fax sendo recebido.
    • Se você se inscreveu em um serviço de reencaminhamento de chamadas, o produto pode não conseguir receber faxes. Entre em contato com o seu fornecedor do serviço para obter ajuda.
    • Se a máquina de fax do destinatário não atender a sua ligação dentro de 50 segundos depois do produto terminar de discar, adicione pausas depois do número de fax para enviar o fax.
    • Cheque a sua caixa de entrada e delete faxes depois de os ler ou imprimir. Se a caixa de entrada estiver cheia, o produto não pode receber faxes.
    • Quando enviar faxes usando a função de subdiretório, pergunte ao recipiente se a sua máquina de fax pode receber faxes usando essa função. Verifique se os subdiretórios e senha estão corretos e se eles correspondem, ao subdiretório e senha do destinatário. Também verifique o seguinte ao receber faxes.
    • Veja se o número de fax do remetente está registrado em Rejeição da lista núm.
    • Se você ativou as opções de Fax de Rejeição, verifique se o remetente está bloqueado, se não configurou a informação de cabeçalho ou se não está registrado na sua lista de contatos, conforme necessário.
    • Se você não conectou um telefone à impressora, configure a opção Modo de recepção como Auto no painel de controle.
    • Se estiver recebendo faxes usando o utilitário Epson FAX Utility, certifique-se de que o seu produto tenha sido registrado como um produto de fax no sistema operacional:

      Windows: Certifique-se de que o produto aparece em Dispositivos e Impressoras, Impressora ou Impressoras e outro hardware. Se o produto não aparecer, desinstale e reinstale o utilitário Epson FAX Utility.

      Mac: Selecione Preferências do Sistema > Impressoras e scanners (ou Impressão e Escaneamento ou Impressão e Fax) e certifique-se de que o seu produto apareça. Se o seu produto não aparecer, clique em + e adicione o seu produto. Se o produto não aparecer, clique duas vezes nele e certifique-se de que não esteja pausado.

    Observação: Não desligue o produto enquanto ele estiver recebendo fax. Caso contrário, a transmissão de fax será perdida.

    Observação: Se o seu produto estiver conectado a uma linha de telefone VoIP (Voice over Internet Protocol), lembre-se de que aparelhos de fax são projetados para funcionar em linhas análogas. A Epson não pode garantir que a transmissão de fax funcionará quando usar VoIP.

    Se a sua linha de telefone tiver serviço de caixa postal, ligações ou faxes podem ser inadvertidamente recebidos pela sua caixa postal.

    Tarefas relacionadas
    Conexão de um telefone ou secretária eletrônica
    Uso do assistente de configuração de fax
    Seleção do tipo de linha
    Seleção das configurações avançadas de fax
    Recepção automática de fax
    Impressão de relatórios de fax
    Informações relacionadas
    Como colocar papel
Publicado:  9/set/2021 Esse conteúdo foi útil? Agradecemos sua resposta.
Esse conteúdo foi útil?
Por favor, nos diga por que esse