text.skipToContent text.skipToNavigation
Página inicial Gama de Cores dos Projetores Epson 3LCD

Gama de Cores

Visualize todo o espectro possível de cores

A gama de cores é o espectro de cores que um projetor é capaz de reproduzir. Os projetores Epson 3LCD possuem uma gama de cores até 3 vezes superior aos projetores DLP de 1 chip da concorrência. ¹

Compare a gama de cores das tecnologias de projeção 3LCD e DLP

Uma gama de cores super ampla garante precisão de cor superior

Gama de cores é o espectro de cores que um dispositivo é capaz de reproduzir. Os dados são representados em formatos tridimensionais chamados de modelos de gama, que mostram os três aspectos da cor - matiz, saturação e luminosidade (brilho). Luminosidade e brilho são sinônimos no contexto de projeção. Pode ser difícil de entender como projetores distintos, de marcas diferentes, podem performar de forma tão diferente. Eles geralmente se parecem visualmente e tem especificações de som parecidas, ou afirmam reproduzir mais de um bilhão de cores. Mas uma questão importante é: o que ele é capaz de exibir? Para responder essa pergunta é interessante verificar seus volumes de gama de cores lado a lado. Quanto maior o volume, mais amplo é o espectro de cores que pode ser exibido. Se a gama de cores é pequena, a exibição de cores é menos precisa.

Compare os Modelos de Projetores

Gama de cores de um DLP de 1 chip versus 3LCD 3

BenQ MS504

  • Resolução: SVGA
  • Tecnologia de Projeção: DLP de 1 chip
  • Volume de Gama de Cores: 184.000

Epson EX3220

  • Resolução: SVGA
  • Tecnologia de Projeção: 3LCD
  • Volume de Gama de Cores: 555.000

Encontre informações sobre brilho e gama de cores de outros projetores.

A Ciência dos Modelos de Gama de Cor

Nossa percepção de cores utiliza três dimensões - matiz, saturação e luminosidade. Luminosidade e brilho são sinônimos no contexto de projeção.

Um Sistema Ultrapassado

Esse diagrama de cromaticidade de 1931, ou ferradura, foi uma das primeiras tentativas de estabelecer um sistema número de medição de percepção de cor. 

Conhecida como Diagrama Cromático da Comissão Internacional de Iluminação (CIE) 1931 x,y, em duas dimensões, ele mostra matiz e saturação. Foi desenvolvido com as melhores ferramentas disponíveis na épocca, mas sua percepção não é uniforme (por exemplo, a área verde estendida). Não é dessa forma que humanos veem cores e esse não é o melhor sistema de medição de projetores.

O Modelo Favorito 

Em 1976 a CIE propôs e adotou um novo sistema mais uniforme para modelos de cor, e uma escala tridimensional (CIE 1976 L*a*b*) - que mede matriz, saturação e luminosidade (brilho). A nova fórmula cria um sistema numérico que melhor descreve como os humanos veem as cores. É uma representação mais precisa da percepção humana, e ainda é o padrão de mensuração de cores usado hoje em dia. 

Brilho em Cores - Compare brilho, veja uma explicação sobre brilho em cores, lumens e muito mais

 ¹ Volume de gama no modo mais luminoso, medido por um laboratório independente em 3D, no espaço coordenado pela CIE L*a*b*. Os principais projetores Epson 3LCD versus os principais projetores DLP de 1 chip, com base em dados da PMA Research, de dezembro de 2015 a novembro de 2016.

² Modelos de volume de gama dos principais projetores DLP de 1 chip, e um projetor Epson 3LCD similar. Modelos baseados no volume de gama no modo mais luminoso, medido por um laboratório independente, seguindo o espaço coordenado CIE L*a*b*. Preços, resoluções e luminosidade são similares para ambos os projetores.

³ Fotógrafos de imagens projetadas a partir de uma fonte idêntica, e um projetor Epson 3LCD similar. Modelos baseados em volume de gama no modo mais luminoso, medido por um laboratório independente seguindo o espaço coordenado CIE L*a*b*.